Pronto, você assinou um cursinho, ligou o computador e finalmente decidiu estudar.
Ao abrir a área do aluno, provavelmente tem infinitas videoaulas para você assistir.
Já começa o desespero!
Será que vai dar tempo de ver tudo isso?⌛
Na sua cabeça, que pode estar um pouco perdida nesse momento inicial, bastaria – para alcançar sua sonhada aprovação – dar o play em todas essas videoaulas e zerar todas elas até o dia da sua prova.
O caminho não é bem assim… e logo você vai entender o porquê.
Mas talvez a sua realidade seja outra. Você já testou de tudo, está há anos estudando e colecionando reprovações. 😞
Agora a sua próxima decisão é mudar a forma que estuda e encarar mais uma vez um ano de estudo, afinal, o cansaço chega e você prometeu para si e já deu prazo final para sua família que seus estudos estão com os dias contados.
Essas situações fazem parte da sua vida?
Se sim, fica aqui para entender o que falaremos sobre videoaulas e como essa ferramenta pode ser um grande aliado para alcançar a sua aprovação.
Se não, continue aqui para entender a melhor forma que você pode aproveitar o seu estudo por videoaulas.
Acalme seu coração…
Sabemos que a vida de um estudante é tentar conciliar inúmeras coisas da vida, você já deve ter ouvido que videoaulas servem mais para atrasar os seus estudos do que para ajudar.
Mas calma…
Elas não são a pior opção.
Muito pelo contrário, pode ser uma excelente alternativa, principalmente para as disciplinas que você tem um nível de dificuldade maior.
Sabe aquela sensação de ler, ler, ler e no final parece não ter aprendido nada?
Ou nunca conseguir terminar o estudo de um PDF ou capítulo do livro que separou?
Pois é, para esses casos a videoaula é uma alternativa para ser incluída na forma que você estuda algumas disciplinas.
E não precisa ficar com a sensação que o melhor seria estudar por PDF para o seu estudo avançar mais.
💡Lembre-se que não tem a melhor forma, e sim a forma que você consegue ter um rendimento melhor nos estudos e consequentemente reter o conteúdo para acertar mais questões.
O jogo dos estudos é mais simples do que imaginamos e não há nada de errado. Se você não consegue estudar por PDF ou livros e tem mais facilidade em estudar por videoaula.
Como tudo que fazemos, há sempre os pontos positivos e negativos e é disso que falaremos agora.
O grande peso da videoaula é o tempo que ela pode consumir dos seus estudos.
Sabemos que o tempo que temos para estudar já não é lá grandes coisas, mas uma forma de acelerar os estudos é escolher um material base que já esteja pronto, por exemplo, mapas mentais ou resumo em tópicos que sirvam como um guia para acompanhar a videoaula.
Dessa forma, você tem a oportunidade de assistir a videoaula com o seu material.
E você pode pensar: mas não é o meu material, afinal já está pronto.
E podemos te afirmar, será sim o SEU material.
A construção do seu material será feito com pequenas anotações e tópicos durante a videoaula, e isso é o que conhecemos como personalizar o material a partir de algo que já está pronto.
Dessa forma, escolha um material base que já esteja pronto.
Atenção a esse ponto, sua escolha deve ser pautada por boas referências, nisso a Laura Amorim é especialista. Já são inúmeras as aprovações dos estudantes que escolheram os @mapasdalulu com essa finalidade (e tantas outras que os mapas podem te ajudar).
Ao optar por esses materiais prontos ou os materiais de suporte que acompanham as videoaulas, você já vai ter economizado um grande tempo em ter que criar o seu material base do ZERO.
Esta é uma forma de ter um estudo ATIVO através das videoaulas, e como consequência criar o seu material de estudo.
SUPER DICA
🏆Leia o material base ANTES de começar a ver a videoaula, mesmo que não entenda nada de imediato.
Ao realizar essa leitura prévia você já sabe o que o material tem e o que não tem. Assim, você elimina as chances de repetir informações que já foram registradas ou de não deixar passar algum tópico importante.
Outro fator que faz enriquecer o seu material e torná-lo ainda mais a sua cara: escreva as anotações com as suas próprias palavras após entender a explicação da aula.
Por isso, ao assistir a videoaula, NÃO FAÇA:
- Transcrição completa.
Isso só vai fazer você perder tempo e achar que estudou muito.
O que era para durar 2 horas de estudo, pode chegar a dobrar ou até mais.
As chances de você voltar e revisar essas transcrições enormes são mínimas, afinal, nada mais é do que extensos resumos que nunca mais serão revisados.
- Pausar a videoaula a cada 30 segundos.
Fica inviável entender o contexto da explicação da disciplina com essas inúmeras pausas para fazer anotações.
Deixe a aula acontecer e quando você entender a explicação, registre com as suas palavras no material base escolhido.
- A cada reprovação, recomeçar o estudo (assim como para livros e PDFs).
Escolha um bom professor que você se identifique com a didática e a forma de explicação. A partir dessa escolha, aprimore o seu material com o estudo por meio de questões e revisão.
- Estudar do sofá ou cama por ser apenas um “vídeo”.
Esse é um grande erro dos estudantes, e não é porque o estudo é por vídeo que você precisa ficar deitado.
Muitas vezes a concentração precisa ser ainda maior porque, a gente sabe, a internet é muito mais interessante e durante uma aula em vídeo as chances de você desconcentrar são bem maiores.
- Acelerar a videoaula.
A falsa ilusão que você está ganhando tempo, mas na verdade acelera para toda hora voltar. Muitas vezes acelerar pode resultar na falta de compreensão do conteúdo.
Dito tudo isso, ao optar por videoaula:
- Controle bem o seu estudo, se não deu para concluir um vídeo em uma sessão de estudos, registre onde parou e na próxima sessão continue.
Para organização e controle dos seus estudos, uma boa opção é o Estudei, uma plataforma completa que servirá como verdadeiro guia para sua preparação.
👀Na tela abaixo, o Estudei te ajuda a ter o controle das videoaulas já estudadas, através do registro de estudo.
Na próxima vez que você for estudar, saberá exatamente de onde parou:
- Dê preferência para as disciplinas que você apresenta um nível de dificuldade maior.
Grande parte dos estudantes, por exemplo, usam as aulas de vídeo para o estudo das disciplinas de exatas. Mas isso não é uma regra, e tem aqueles que apresentam grande dificuldade em disciplinas que a teoria ou leis prevalecem.
- Não esqueça de usar o material base para criar o seu material personalizado (escrito com as suas observações e entendimentos).
- Esteja sempre atualizando o seu material base também quando for fazer as questões. Ao errar, registre informações no material que possam servir como alerta.
- Use as questões para entender a recorrência dos assuntos de cada disciplina e a forma que as provas são elaboradas, assim você perceberá que o seu material está cada vez mais completo e atualizado.
- Aproveite seu tempo de deslocamento ou realização de atividades da sua rotina para colocar um fone e aproveitar esse momento para revisão..
Agora, chegamos ao fim de mais um artigo. Deixe aqui nos comentários sua sugestão ou dúvidas.