Dicas para os estudantes: Há equilíbrio entre as redes sociais e o seu sonho.

Encontrar esse equilíbrio pode parecer algo totalmente impossível.

Há alguns dias postamos aqui uma grande reflexão sobre o uso das redes sociais e toda a consequência que elas geram em vários aspectos, seja nos estudos, na parte social, emocional e tantas outras faces da vida.

A verdade é que os estudantes estão divididos entre os pontos positivos e negativos das redes sociais. 

Uso de redes sociais

Hoje, chegar a um certo radicalismo e orientar um estudante a excluir todas as redes sociais é um grande erro, afinal há muita coisa boa nas redes sociais.

Mas, há também o outro lado da moeda, e tem gente que não reconhece o limite de uso das redes sociais.

Por isso, é preciso entender que essa decisão de manter ou não as redes sociais ativas durante um período de dedicação maior aos estudos, cabe principalmente ao próprio estudante.

Não sei se vocês lembram, mas uma das atividades que sugerimos no artigo anterior sobre redes sociais é a análise do relatório de uso do celular.

Você já fez essa análise?

Com ela há várias formas de perceber como o seu tempo de celular está sendo consumido.

Mas, partindo para a parte prática desse tema tão importante na nossa sociedade e principalmente, para os estudantes, vamos aqui mostrar dicas de como podemos te ajudar a encontrar um equilíbrio entre a sua rotina de estudos e o uso das redes sociais:

💡Serve de alerta: o número de pessoas que tentaram diversas vezes voltar a rotina de estudos, e simplesmente desistem porque perderam o controle da sua vida com o uso das redes sociais só está aumentando.

Por isso, tente colocar em prática tudo isso e experimente conviver com as redes sociais de forma amigável.

O problema não está nas redes sociais em si, afinal, já percebeu que a internet é um lugar que você pode aprender sobre o que você quiser? E isso deve ser usado para somar, principalmente quando falamos em estudar e aprender coisas novas.

Agora vamos às dicas:

  1. Desligue-se do telefone, tire todas as distrações possíveis.

Após colocar em prática as informações dos artigos sobre planejamento de estudos, com certeza você separou um momento do seu dia para se dedicar ao estudo. 

Nesse momento, desligue o celular, coloque no modo avião/não perturbe. Ou seja, esteja com o celular totalmente em off.

🚨A cada momento em que você interrompe o seu raciocínio para usar o celular, demora cerca de 20 minutos para que o seu estado de concentração retome ao estado anterior a distração.

Percebe o tanto de tempo que você perde: olhando o celular + seu cérebro tentando retomar a atividade anterior?  

  1. Use as redes sociais de forma intencional e presente.

A grande questão do excesso do uso das redes sociais é a hiperestimulação, causada pela navegação sem limites e sem propósito. O famoso “ficar rolando o feed, por horas e horas.”

👀Uma coisa legal para fazer: coloque os aplicativos que mais favorecem a sua distração (e te motivam a ficar desbloqueando o celular de tempos em tempos durante o estudo) no final e agrupados em pastas. Dessa forma, você cria níveis de dificuldade de acesso. Fica muito mais difícil rolar para última tela, abrir a pasta e abrir o aplicativo, do que já ter o app de forma mais fácil na tela.

Ao substituir, coloque no lugar aplicativos que irão facilitar a sua organização e controle dos estudos, como por exemplo, o aplicativo do Estudei, aplicativos de banco de questões de provas, idiomas, cards para revisão – Anki.

Aproveite a oportunidade e veja o perfil de pessoas que você está seguindo nas redes sociais. É um bom momento para filtrar as informações que você passa a ver. 

Procure por perfis que servirão para ajudar nesse momento de estudo, seja com a parte de conteúdo ou com a parte de planejamento e demais dicas de estudo.

  1. Tente quebrar hábitos que desviam a sua concentração

A dica de dificultar o acesso aos aplicativos é muito boa e pode te ajudar nessa etapa também.

Mas analise também outros momentos do seu dia que o uso do celular poderia ser evitado ou usado por um tempo menor, um clássico exemplo é o uso do celular ao acordar. Deixar o ambiente favorável para acordar e ficar um tempo no celular é um grande erro.

Experimente usar como despertador outro dispositivo, como um relógio. 

O melhor dos cenários é não ficar enrolando na cama e deixar o celular e o despertador longe da cama pode ser uma boa alternativa, tanto para você levantar de vez quanto para evitar que você já comece o seu dia “atrasado”.

  1. Esteja mais presente em sua vida

Perceba como o uso do celular, em vários momentos do seu dia, foi como uma forma de fugir de um contato ou conversa com alguém.

Por vezes, já está automatizado, entrar no elevador e já pegar o celular, ou em uma simples espera para uma consulta médica.

São nesses pequenos momentos que perdemos grandes oportunidades e nem nos damos conta.

Diríamos que o grande problema da população é queixar-se de não ter tempo para estudar, mas já imaginou se a cada tempo de espera fosse aproveitado aprendendo algo realmente necessário?

Outro aspecto interessante para ser considerado nessa dica é a dificuldade que temos ao encontrar o silêncio. Já não sabemos o que é “não fazer nada” ou simplesmente meditar sobre o dia que passou. 

A sensação de dependência com o celular é cada vez maior e por isso já não sabemos o que é sentir tédio. A nossa mente não tem um minuto de descanso, afinal, é no celular que ocorre o maior nível de agitação. E você ainda acredita que descansa ao usar o celular?

  1. Constância

Todo esse cenário atual da sua vida não vai mudar do dia para noite. Seja constante nos propósitos, faça pequenas metas e lembre-se que tudo que está nas redes sociais, você vai ver em algum momento, e será no final da sua sessão de estudos. 

O que está nas redes sociais não vai mudar, mas interromper a sua sessão de estudos vai mudar os seus resultados.

Entenda as prioridades da sua vida e tudo isso vai te levar a ter constância.

Marque em um calendário as suas conquistas. Veja como o seu dia está sendo bem aproveitado com todas essas atitudes. 

Perceba que agora você termina os seus estudos e pode ainda tentar ter uns minutinhos para uma atividade física – e isso é um bom remédio para turbinar a sua concentração e memória.

Por fim, determine momentos e tempo para olhar o seu celular. Obedeça ao que foi programado e use a tecnologia a seu favor colocando tempo e limite de uso dos aplicativos. 

Terminado o tempo, volte a fazer o que estava no seu planejamento. 

Comece o quanto antes, você vai perceber que ao longo dos dias, apesar da dificuldade nos primeiros dias, os novos hábitos farão parte da sua rotina.

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, estamos aqui para ajudar e somar nos seus estudos.

Categorias

Categorias

Tags

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Você tambem pode gostar:

Nesse artigo, iremos mostrar dicas e formas de ler um PDF de estudo de forma eficaz.
Há várias formas de organizar a sua rotina de estudos. Hoje o nosso foco será sobre o famoso ciclo de estudos.