Talvez você decidiu começar a estudar agora ou já estuda há um bom tempo, mas a realidade não muda, na verdade só aumenta, e de fato a quantidade de matérias que são cobradas nos processos seletivos é um verdadeiro mar de conteúdo.
Não dá para começar a estudar de forma errada porque isso pode ser um tiro no escuro com a sua aprovação.
Pode ser não. É!
E é o que acontece com grande parte dos estudante que simplesmente só começa, estudando apenas o que gosta, e não entende que a aprovação está diretamente ligada a forma que você organiza seus estudos.
Não estamos dizendo que quem não segue método não será aprovado, mas não ter uma clareza quanto a isso pode custar um bom tempo da sua vida sendo REPROVADO.
Talvez possa até te custar o seu sonho, afinal, você não quer passar os próximos 10 anos apenas estudando e sonhando com a sua vida após a aprovação.
Falar sobre forma certa e errada quanto aos estudos é um desafio, então entre os métodos e técnicas de estudo, saiba que cada estudante pode ter uma facilidade maior para se adaptar. Vale sempre lembrar, que o que deu certo para você pode não servir para outra pessoa.
Fato é que, a forma que você vai estudar e toda a organização e planejamento dos seus estudos vai ser um fator decisivo na conquista do seu sonho..
Há várias formas de organizar a sua rotina de estudos: ciclo de estudos, quadro de horários, estudo por matéria, estudo reverso, caderno de erros.
Falaremos de várias formas de estudo, mas hoje o nosso foco será sobre o famoso ciclo de estudos.
Após decidir estudar você já deve ter falado com alguns conhecidos e eles comentaram que usaram ou ainda usam o famoso ciclo de estudos.
Saiba que decidir estudar por ciclo de estudos depende de muita coisa, mas esses fatores merecem ser analisados:
Processo Seletivo/Concurso que quer prestar;
Carga horária disponível;
Quantidade de matérias do concurso;
Nível de dificuldade com as matérias.
Considerando a particularidade de cada ferramenta de auxílio do controle e organização dos estudos, entenda que o ciclo de estudos deve ser totalmente personalizado para a sua realidade.
Ao falar disso, já te alertamos, não precisa investir muito dinheiro para ter seu ciclo de estudos totalmente personalizado.
A plataforma do Estudei faz isso por você e ela considera todos esses fatores que listamos acima.
Para ter acesso, basta entrar para a plataforma do Estudei – clique aqui -, preencher as matérias do seu edital, a sua carga horária disponível e o seu nível de dificuldade com cada uma delas.
Não tem sentido, ao falar de ciclo de estudos, pegar um ciclo de outro estudante e apenas copiar. O ciclo de estudo deve ser totalmente individual e o motivo disso são os fatores que devem ser analisados e que já listamos acima. Perceba, principalmente quanto ao nível de dificuldade, cada pessoa tem um.
A tela abaixo mostra exatamente a forma que o Estudei planeja o seu ciclo de estudos após você fornecer as informações necessárias.
Para saber o passo a passo detalhado de como a plataforma do Estudei monta o seu ciclo de estudo totalmente personalizado, clique aqui.
Agora, voltando ao que prometemos, vamos seguir com a explicação do que é o ciclo de estudos e te mostrar como é simples montar o seu.
- O que é o ciclo de estudos?
O ciclo de estudos é uma ferramenta usada para planejar e organizar os seus estudos.
Um ponto que merece destaque é a flexibilidade, ou seja, diferentemente do quadro de horários, em que cada dia e horário, você tem uma determinada disciplina para estudar, no ciclo de estudos não.
Existe a sua organização diária, mas em caso de imprevisto você consegue dar continuidade a sequência do seu ciclo, o que te dá uma segurança maior em não demorar a ter contato com o conteúdo e também evita o acúmulo de matérias, afinal, você não vai deixar de estudar nenhum matéria, mesmo em caso de imprevistos.
Relembramos que há também uma forma de adaptação quanto a inclusão das revisões, ou seja, separar os dias para revisão e essa decisão deve ser você que tem que ter.
Mas destacamos que para não correr o risco de deixar as revisões de lado, é muito importante incluir as revisões já no seu ciclo de estudos.
Para iniciar a criação do seu ciclo de estudos, tenha as seguintes informações:
- Edital do concurso/processo seletivo
- Disciplinas que foram cobradas
- Número de questões de cada disciplina
- Peso de cada disciplina, se houver, dessa forma nota-se a relevância em determinada disciplina e isso deve ser priorizado no seu ciclo de estudos.
- Análise da relação entre as matérias: nesse aspecto é importante observar se alguma matéria serve como pré-requisito para outras, por exemplo, é de grande relevância entender Direito Constitucional e Administrativo para compreender de forma mais rápida Direito Previdenciário.
A partir dessa análise, você consegue perceber quais matérias poderão entrar de imediato no seu primeiro ciclo de estudos e quais poderão ficar suspensas momentaneamente.
- Criação da lista de matérias. Organize essa lista de forma decrescente: as matérias mais importantes deverão ficar no topo.
Nesse momento da criação da lista de matérias, relembramos que é importante analisar o grau de dificuldade com a importância da matéria para a sua prova, se esses dois aspectos são altos, é necessário colocar essa disciplina já entre as primeiras.
Diferentemente, se a sua familiaridade com determinada matéria é alta, mas com menor grau de importância para sua prova, deixe essa matéria para o final da lista.
- Observe a sua carga horária de estudos disponível ao longo da semana.
Monte seu ciclo de estudos
- Comece com quatro a seis disciplinas – lembre-se de pegar as primeiras disciplinas da sua lista.
- Divida as horas que você tem com a quantidade de disciplinas.
Como fazer a divisão de disciplinas x carga horária?
Na lista dessas quatro a seis disciplinas iniciais, as duas/três primeiras serão as que você vai separar para ter mais tempo de estudo, e as últimas duas/três separe menos tempo para esse primeiro ciclo.
Lembre-se de fazer sessões de estudos menores, ou seja, no máximo 1h/1h30min é um tempo considerável para não perder a concentração durante o estudo.
Isso ajuda a assimilar o conteúdo e fazer com que você consiga ter um bom avanço na disciplina. Lembre-se, progredir nas matérias é sinônimo de manter o ritmo.
Sempre priorize as disciplinas iniciais da lista, mas é importante ter contato com todas as disciplinas do ciclo pelo menos duas vezes na semana.
Qual melhor momento para acrescentar outra disciplina?
Quando você chegar a 70% a 80% da matéria, pode incluir outra disciplina.
Se perceber que está com a base legal, progredindo bem.
Diminua a carga horária dessa disciplina que está com bom andamento e acrescente a próxima da lista.
Nunca retire uma matéria, apenas diminua a carga horária ao acrescentar outra disciplina.
🚨Um alerta: se você tem poucas horas de estudo, não inclua muitas disciplinas de imediato, pois assim ficaria um estudo mais lento e notar o avanço nas matérias é algo que influencia diretamente na sua constância e motivação.
Parece ser algo impossível de um dia terminar, mas dia após dia, com o estudo das matérias e o seu avanço no edital, vai perceber que é possível concluir o edital.
📝Lembrete:
- Comece com poucas matérias e acrescente outras à medida que for concluindo as primeiras.
- A sua maior preocupação no ciclo de estudos é nunca retirar a matéria, mesmo após conseguir ter confiança, não perca o contato com nenhuma.
▶️Lema: não abandone nenhuma disciplina.
Calma, se você já usou e não se adaptou, não há nada de errado nisso. Quando falamos em organização, métodos e técnicas de estudo é algo muito pessoal.
Não há método ruim, mas há a forma que é compatível com a sua realidade e isso envolve vários fatores: rotina de estudos e trabalho, tempo de estudo, afinidade com os conteúdos cobrados e uma série de fatores.
Depois de todas essas dicas, separe um tempinho para montar o seu ciclo de estudo e faça essa nova experiência nos seus estudos.
Escreva nos comentários qualquer dúvida ou sugestão sobre o ciclo de estudos.